Como a alimentação pode melhorar o bem-estar dos seus funcionários?

Como a alimentação pode melhorar o bem-estar dos funcionários?

20 de junho de 2016 blog

É fato que um corpo bem cuidado faz toda a diferença no rendimento das atividades diárias. Já para os funcionários de qualquer empresa ou estabelecimento, ter alimentos de qualidade no trabalho pode ser definitivo para as boas relações no ambiente corporativo. Por isso, saiba no post de hoje por que você deve investir na alimentação dos seus colaboradores e conheça quais são os alimentos que geram bem-estar!

Como a alimentação pode melhorar o bem-estar dos seus funcionários?

Benefícios da alimentação adequada

A rotina de trabalho atual pode ser desgastante para muitas pessoas, e as consequências se refletem em forma de baixa produtividade e desinteresse. Na correria diária, muitos funcionários se sentem cansados e com sintomas de estresse, o que contribui para a exaustão corporal e a fraqueza. Nessas condições, qualquer pessoa fica propensa ao adoecimento. Para prevenir problemas como esse, é necessário provocar a mudança de atitudes dentro da própria empresa, além de apostar em uma nutrição adequada. Hoje, a alimentação é apontada como a chave para o bem-estar físico e mental no ambiente de trabalho. Confira alguns de seus benefícios:

Previne doenças

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes fortalece o sistema imunológico, tornando o organismo muito mais resistente contra o ataque de vírus e bactérias que causam doenças. Sendo assim, a pessoa que goza de boa saúde tem as condições adequadas para realizar seus trabalhos e serviços.

Evita faltas no trabalho

Quando recebem alimentação completa na própria empresa onde trabalham, os funcionários podem se dedicar completamente ao serviço sem atrasos, já que não há a necessidade de sair para realizar as refeições e perder tempo no trajeto até restaurantes e lanchonetes.

Melhora a produtividade

Com uma dieta rica em alimentos saudáveis, todo funcionário se sente mais alegre e disposto. Essa mudança de hábito melhora a produtividade e torna os trabalhos mais eficientes, contribuindo para toda a empresa.

Alimentos que geram qualidade de vida no trabalho

Abaixo uma lista com alimentos responsáveis pela melhora do humor e que podem ser incluídos na dieta dos seus funcionários:

Proteínas

Os ovos auxiliam na manutenção de uma boa memória, além de melhorarem a coordenação motora e proporcionarem sensação de bem-estar.

A lentilha é uma fonte vegetal de proteína e cálcio que auxilia no equilíbrio da flora intestinal. Seus nutrientes atuam no metabolismo cerebral e proporcionam bem-estar.

Peixes são fontes de ômega 3, um ácido graxo responsável pela proteção dos neurônios. Seu consumo previne o envelhecimento e traz sensação de felicidade.

Carboidratos

O arroz integral é um carboidrato completo e muito nutritivo, pois a camada externa dos grãos é cheia de vitaminas, as quais são removidas na produção do arroz branco. Contribui para a saúde do sistema nervoso.

O pão é um alimento rico em carboidratos, responsáveis pelo bom humor e diminuição dos sintomas de depressão. O ideal é optar pela versão integral, que contém nutrientes em maior quantidade.

Cereais

A aveia é rica em fibras que ajudam a trazer equilíbrio para o organismo. Também é responsável pela liberação de serotonina no corpo, o que causa bem-estar geral.

Legumes e verduras

O espinafre é uma folha verde que combate o estresse e possui vitaminas que atuam no sistema nervoso. O consumo ajuda a desintoxicar o corpo.

A pimenta é um alimento rico em capsaicina, responsável pelo aumento da endorfina no corpo. A endorfina, por sua vez,  proporciona sensação de bem-estar.

A alface é um calmante natural, capaz de controlar a ansiedade e evitar sintomas de depressão em quem a consome.

Frutas

A banana faz com que o corpo produza serotonina, também conhecida como o hormônio da felicidade.

A laranja é fonte de vitamina C e melhora o humor. Seu consumo frequente tem efeito calmante e ainda ajuda a prevenir danos nos neurônios.

Agora que você já sabe como melhorar a qualidade de vida no trabalho, aprenda a selecionar os alimentos neste post!

Tags: bem estar qualidade de vida no trabalho