Descubra os benefícios do café para produtividade no trabalho

23 de agosto de 2016 blog

Mesmo sendo uma das bebidas mais consumidas no mundo há séculos, é estranho perceber como até hoje a gente não sabe direito qual é a verdadeira origem do café. No entanto, se por um lado existem controvérsias a respeito do seu surgimento, quanto ao seu poder de turbinar a nossa produtividade no trabalho, por outro lado, não há dúvidas: ele funciona e muito. Não acredita? Então veja só este post que fizemos explicando quais são os reais benefícios do café para a sua concentração e, claro, sua saúde.

imagem-para-postagem-interna

Ficou curioso em saber quais são eles? Então confira!

A cafeína e a produtividade no trabalho

Segundo Thomas Jefferson, um dos primeiros e mais famosos presidentes dos Estados Unidos, o café era “a bebida favorita do mundo civilizado”. E ele não disse isso à toa: apesar de já contar com séculos de existência, o café como conhecemos hoje só começou a se popularizar de verdade depois do surgimento das grandes cidades e da revolução industrial.

E aí, ao misturar o trabalho nas indústrias ao consumo de café, foi uma questão de tempo para que surgissem os primeiros estudos apontando a relação entre essa bebida e a produtividade dos profissionais. Uma relação que existe graças à cafeína, uma substância capaz de ampliar a nossa capacidade de atenção e até de memória.

Só para se ter uma ideia: de acordo com uma pesquisa realizada pelo MIT em 2010, em todos os casos em que os funcionários de uma empresa fazem uma pausa para o café, a performance geral do rendimento deles no trabalho é bem superior a daqueles que não davam realizam essa parada no meio da tarde.

Um cafezinho depois do almoço é muito bom para ficar pensando melhor

Quer ver outro ponto onde o café pode te ajudar na produtividade?

Segundo esse vídeo produzido pela Vox, vários estudos já apontaram que se você tomar uma xícara de café 20 minutos antes daquele cochilinho pós-almoço, ao acordar a cafeína estará pronta para entrar em ação no seu cérebro, e aí, junto com o relaxamento físico do sono, os efeitos tendem a ser ainda maiores durante boa parte da sua tarde de trabalho.

Mas é claro, essa é apenas uma das dicas que existem de como usar o café para aumentar o seu poder de foco e concentração nas tarefas. Veja aqui outras 3 que separamos para você.

3 dicas de como aproveitar os benefícios do café a seu favor

Depois de acordar, espere pelo menos 15 minutos para tomar a primeira xícara de café

Sabe aqueles minutos iniciais do dia? Aqueles onde você se recusa a sair da cama e tudo é feito de forma mais lenta? Pois isso tem nome: se chama sleep inertia (inércia do sono, em português) e não é algo que vale a pena lutar contra com uma xícara de café.

Se você esperar pelo menos 15 minutinhos após acordar para tomar sua primeira dose de café, a quantidade de cafeína necessária para ativar o cérebro será menor do que se você já sair pegando logo de cara uma xícara ao sair da cama.

Conte pelo menos 90 minutos até tomar a próxima dose de cafeína

O efeito da cafeína em nosso corpo costuma agir por 90 minutos, portanto, tomar uma dose após a outra não costuma ser eficaz. A dica é esperar essa uma hora e meia de atuação do café para então partir para a próxima.

Pegue o seu cérebro de surpresa

Se você bebe sua xícara de café todos os dias na mesma hora, seu corpo se acostuma e começa a ter uma reação menor para essa dose. Com isso a dica é pegá-lo de surpresa e oferecer outras porções apenas quando necessário.

Viu só como existem vários benefícios do café para a sua produtividade no trabalho? Pois agora que você já sabe de todos eles e como usá-los, que tal preparar aquele cafezinho para ajudar a terminar aqueles projetos?

Gostou do nosso post? Então conte pra gente o que achou e aproveite para tirar a sua dúvida sobre o assunto aqui na caixa de comentários!

Tags: benefícios do café produtividade no trabalho