Foodservice: confira as tendências de mercado

Foodservice: confira as tendências de mercado

2 de julho de 2016 blog

O foodservice tem se tornado cada vez mais presente na vida dos brasileiros, fazendo com que esse serviço ganhe um destaque considerável no mercado alimentício. Para acompanhar esse movimento de ascensão, algumas tendências têm sido notadas. Quer se inteirar um pouco mais sobre elas? Então não deixe de acompanhar o nosso post! Confira!

Foodservice: confira as tendências de mercado

O foodservice

O foodservice consiste na venda de alimentos e bebidas prontos para o consumo, preparados por diversos tipos de operadores especializadas, como padarias, restaurante, bistrôs ou lanchonetes, por exemplo. Esses produtos podem ser consumidos no próprio estabelecimento de produção ou em outros locais, geralmente após a entrega pela operadora.

O mercado de foodservice compreende desde a produção até a distribuição dos alimentos, além dos insumos e equipamentos necessários ao seu preparo.

Principais tendências em 2016

Personalização das refeições

Grande parte dos consumidores de foodservice se alimenta diariamente fora de casa ou não tem tempo de cozinhar, optando por um alimento já pronto para o consumo.

Por esse motivo, os clientes estão buscando cada vez mais pela personalização das suas refeições, de forma a facilitar o consumo desses alimentos no refeitório da empresa onde eles trabalham, adequá-los aos hábitos do seu dia a dia e às suas preferências individuais. Além disso, a personalização dos cardápios permite que o cliente não enjoe do sabor do alimento, principalmente quando ele é consumido diariamente.

Assim, a possibilidade de personalizar suas refeições, escolhendo entre uma variedade de ingredientes e apresentações para os alimentos, se tornou uma forte tendência no mercado de foodservice.

Inovação para os alimentos

Os alimentos inovadores, que exibem uma mistura inesperada de ingredientes, adicionam componentes inusitados ou com sabores mais marcantes são, também, cada vez mais consumidos. Assim, a possibilidade de experimentar uma gastronomia inovadora e diferente tem chamado muito a atenção da maioria dos brasileiros e se tornado uma tendência muito forte para esse ramo do mercado alimentício.

Alimentos naturais e saudáveis

Atualmente, há uma grande preocupação com a busca por um estilo de vida saudável, a partir da incorporação de alimentos naturais, orgânicos e com um baixo teor calórico. Assim, verifica-se um aumento do consumo de refeições ricas em verduras, legumes e frutas e a diminuição da procura por aqueles alimentos gordurosos, que eram a preferência até pouco atrás.

Nesse cenário da busca pela saúde, a adoção de cardápios cada vez mais naturais é uma das principais tendências para o mercado de foodservice em 2016.

Cardápios artesanais

Seguindo essa linha do estilo de vida saudável, os brasileiros têm procurado com força considerável por alimentos e bebidas artesanais, feitos na hora pelo próprio dono do estabelecimento, sem a utilização de ingredientes industrializados. Além de saudáveis, os produtos artesanais também costumam ter mais qualidade e um sabor mais agradável, oferecendo aquela sensação de ter sido preparado em casa.

Portanto, oferecer refeições com bastante opções artesanais entrou para a lista de tendências de foodservice que promete perdurar por alguns anos nesse mercado.

Agora que já conhece essas novas tendências do mercado de foodservice, você já pode começar a adequar o seu negócio, aumentando o seu sucesso no mercado. Para se preparar um pouco mais, confira também outras quatro tendências para o mercado de foodservice no Brasil.

Tags: foodservice