Saiba como montar um coffee break saudável e nutritivo

Saiba como montar um coffee break saudável e nutritivo

16 de agosto de 2016 blog

Um dos momentos mais aguardados de um evento, o coffee break, ou “pausa para o café”, pode significar mais que uma pausa para um lanche e socialização entre os participantes — como costuma funcionar. Se montado de forma original e adequada, pode proporcionar mais energia e disposição aos que dele desfrutarem, rompendo um pouco com o padrão de comidas hipercalóricas e de baixo teor nutritivo.

Neste post, vamos ensinar como montar um coffee break alternativo para o evento da sua empresa. Adiantamos que não é tarefa complexa, mas exige a observação de alguns detalhes. Vejamos!

Saiba como montar um coffee break saudável e nutritivo

Tenha cuidado com a qualidade dos alimentos oferecidos

Mesmo antes de decidir o cardápio a ser servido, é importante ficar atento à procedência dos alimentos disponibilizados. Isso porque alimentos de má qualidade podem causar mal-estar ou mesmo alguma complicação mais grave. Pesquise antes sobre a empresa que irá fornecê-los, ou, caso a própria empresa os produza, é importante observar a data de validade, aspecto, cheiro, consistência, etc.

Escolha o cardápio de acordo com o horário do evento

É importante ficar atento ao horário do seu evento. O período matutino exige alimentos mais energéticos, como sucos, cafés, alimentos ricos em vitamina C, frutas, oleaginosas, iogurtes, pães, etc. Já o turno da tarde é ideal para o consumo de proteínas, frios, sanduíches naturais e chás.

Se o coffee break for realizado no período da noite, podem ser servidos pães integrais e patês light, caldos de legumes ou outros alimentos leves.

Avalie o seu público-alvo

Recomenda-se também ficar atento aos participantes do evento e suas preferências gastronômicas. Em eventos relacionados à área da saúde, como simpósios médicos ou que reúnam nutricionistas e educadores físicos, por exemplo, é ideal servir alimentos mais leves e nutritivos — como frutas, sucos naturais, água de coco, pães integrais, cereais, etc.

Mas, em qualquer caso, devem ser evitados alimentos demasiadamente açucarados e com alto teor de gordura ou sódio, como refrigerantes, alimentos industrializados e outros de baixo valor nutricional.

Escolha adequadamente o local

A escolha do local adequado também é uma dica importante de como montar um coffee break. É preciso notar que os participantes vão dispor de pouco tempo para se alimentarem e, em geral, o farão de pé. Sendo assim, invista em ambientes mais espaçosos ou, se não dispuser de muito espaço, posicione a mesa em um local de fácil acesso, de preferência sem encostá-la em paredes, permitindo que as pessoas possam se servir por ambos os lados.

Separe as comidas das bebidas

Na hora de montar seu coffee break, prefira utilizar uma mesa apenas para servir alimentos sólidos e outra para líquidos. Isso otimiza a apresentação e facilita o seu manuseio. Outro detalhe relevante é não se esquecer de colocar guardanapos e outros utensílios necessários para que as pessoas possam se servir.

Analise o horário ideal para servir

Para decidir o melhor horário para o coffee break, é preciso levar em conta a duração do evento e o horário normal das refeições habituais. O ideal é que a “pausa para o café” ocorra pelo menos uma hora e meia após a refeição dos participantes ou uma hora e meia antes.

Servi-los em horários muito próximos àqueles já consagrados como hora do almoço ou jantar, por exemplo, pode levar à perda do interesse em desfrutar do coffee break.

Gostou das dicas de como montar um coffee break? Assine a nossa newsletter e receba mais publicações como essa!

Tags: coffe break como montar um coffee break