Vale a pena oferecer refeição para os funcionários?

Vale a pena oferecer refeição para os funcionários?

28 de junho de 2016 blog

A decisão de uma empresa em oferecer refeição para os colaboradores nas próprias instalações ou optar pelo vale-refeição é uma questão importante que envolve vários fatores. Oferecer refeições internamente traz muitos benefícios, mas cada empresa deve avaliar se essa opção é a mais vantajosa ou não. Quer saber como? Então acompanhe o post de hoje!

Vale a pena oferecer refeição para os funcionários?

O que você deve avaliar:

1º – Atividade da empresa

A área e o tipo de atuação da instituição são determinantes na hora de definir se vale a pena oferecer refeição. Isso influencia ao considerar se os colaboradores trabalham diariamente na empresa ou fora dela, se seus horários são padronizados ou flexíveis. Nos casos em que o funcionário tem flexibilidade em seu expediente e trabalha com frequência fora da empresa, é aconselhada a adoção do vale-refeição.

2º – Estrutura

A quantidade de colaboradores e o tamanho da empresa devem ser levados em conta na decisão. Disponibilizar refeição em empresas com mais de 50 profissionais geralmente é uma boa escolha, principalmente se os colaboradores precisam fazer mais de uma refeição por dia durante o trabalho.

3º – Localização

Empresas mais afastadas de restaurantes e centros de alimentação são mais indicadas para a instalação de refeitórios, uma vez que praticamente elimina-se o tempo de deslocamento dos profissionais.

Quais são as vantagens de oferecer refeição para os funcionários?

1º – Produtividade

O maior benefício gerado ao disponibilizar refeição na própria empresa é o aumento de produtividade dos funcionários, o que impactará diretamente o seu negócio.

2º – Alimentação saudável

Além de economizar tempo e gerar aumento de produtividade, com o a oferta de alimentação a empresa tem a possibilidade de disponibilizar refeições saudáveis e balanceadas. Dessa forma, são reduzidos os casos de problemas de saúde acarretados pela má alimentação, diminuindo a rotatividade e ausências.

3º – Integração dos colaboradores

Quando a empresa possui um restaurante próprio, as refeições tornam-se momentos de confraternização e boa convivência. Oferecer refeição pode ajudar a estreitar os laços entre os colaboradores e melhorar suas relações. Com isso, o ambiente de trabalho fica melhor e a equipe permanece coesa.

4º – Descontos fiscais

O Ministério do Trabalho, com o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), determina as regras sobra a oferta de refeições em empresas. Um dos pontos importantes do programa é dar vantagens fiscais para as empresas que disponibilizam esse tipo de benefício ao funcionário.

Qual a importância da opinião do colaborador?

Se optar por oferecer refeição em vez de vale-refeição, a empresa precisa atentar-se para os colaboradores e suas considerações a respeito do processo. O cardápio deve ser flexível e atender às preferências dos profissionais, respeitando suas intolerâncias e especificidades. Dessa forma, é importante oferecer opções vegetarianas e cardápios que variem com certa periodicidade.

Uma alimentação adequada é fundamental para o bom desempenho e motivação dos colaboradores de uma empresa. Assim, é imprescindível que a escolha seja feita de forma consciente, respeitando as opiniões dos funcionários.

E você, está sempre pensando em melhorias para os colaboradores? Então confira esse outro post e saiba como não deixar a crise afetar o bem-estar de seus funcionários! Fique ligado!

Tags: refeição vale refeicao