tendencia beneficios retenção talentos

Tendências em oferta de benefícios na retenção de talentos.

1 de abril de 2016 Gestão de pessoas O grupo

Com a competitividade das empresas cada vez maior, manter o quadro de colaboradores e uma boa oferta de benefícios, passou a ser além de desafio, uma palavra de ordem, já que profissionais capacitados em suas áreas de atuação são disputados pelas organizações e dependendo do cenário da economia, tornam-se em determinadas épocas, cada vez mais raros no mercado de trabalho.

Em consequência disto, a rotatividade de pessoal dentro das empresas aumente, tornando o desafio da retenção de talentos ainda maior.

O salário competitivo e as boas condições de trabalho, já não são mais suficientes, sendo assim, é preciso tomar outras ações para minimizar o índice de turnover e uma delas é oferecer, ou até mesmo potencializar, a oferta de benefícios. Existem várias vantagens que podem ser disponibilizadas aos colaboradores e algumas delas acabam sendo reconhecidas como diferencial no momento da escolha do profissional pela empresa.

Conheça as tendências e escolha benefícios atrativos.

Dentre os diversos benefícios, as empresas podem oferecer o mais popular e bem aceito é o plano de saúde, pois beneficia não apenas o colaborador, mas também seus dependentes. Podemos citar também a implantação de programas de treinamentos que proporcionam especializações e crescimento profissional. Programas estruturados de distribuição e participação de lucros, também são fortes atrativos, pois a bonificação também dependerá do lucro e desempenho da empresa como um todo.

Outros fatores atrativos cada vez mais procurados, são benefícios que contribuam com a qualidade de vida e bem-estar do colaborador, como por exemplo, a alimentação. Oferecer local adequado, para que os colaboradores façam suas refeições com qualidade e tranquilidade, ou oferecer um restaurante que possa atender a demanda interna sem que os colaboradores precisem se preocupar em levar suas marmitas ou ainda terem que se deslocar do local de trabalho para fazer as suas refeições e até mesmo incentivar a boa alimentação e saúde, bem como a prática de atividades físicas, disponibilizando, por exemplo, ginástica laboral. Saúde e e bem-estar são quesitos que atualmente estão no topo da lista quando falamos de benefícios.

A população está cada vez mais preocupada com a saúde, boa forma e bem-estar, e cada vez menos tem tempo e recurso para isso. O mercado de alimentos orgânicos no Brasil, cresce cerca de 25% ao ano, desde 2009, a média mundial é de apenas 6%, segundo a consultoria Euromonitor, ou seja, o brasileiro está valorizando mais a conciliação entre seus cuidados pessoas e profissionais, e as empresas que incentivam e contribuem para isso, saem na frente.

No entanto, o mais importante independente de qual seja o benefício, é que ele seja realmente atrativo e consistente, afinal benefícios desinteressantes certamente não irão ser reconhecido como valor agregado pelo colaborador. Importante também que além de atrativo para o empregado, seja coerente com o perfil e o momento da empresa.

Quanto tratamos de retenção de talentos, devemos ter em mente que cada ser humano possui motivações próprias, princípios, valores, objetivos e perspectivas diferentes. Assim, é preciso levar em consideração o perfil destes colaboradores, para compreender quais as melhores ferramentas para mantê-los na empresa e, desta forma, definir pacotes de benefícios eficazes.

 

Refeições para Empresas Contato

 

Tags: beneficios oferta de beneficios retenção de talentos tendências