4 tendências no mercado de foodservice

1 de abril de 2016 Alimentação

O mercado de foodservice está cada vez mais presente na vida dos brasileiros e também das pessoas ao redor de todo o mundo. Não apenas na forma de restaurantes, ele também aparece com propostas diferenciadas ou com restaurantes corporativos, por exemplo.

4 tendências no mercado de foodservice

Assim como em outros mercados, os serviços alimentícios também trazem certas tendências, que podem surgir como forma de garantir crescimento e desenvolvimento ao setor. A seguir, você confere quatro dessas tendências. Acompanhe!

Crescimento do setor de foodservice

Uma das principais tendências no foodservice diz respeito ao próprio crescimento do mercado. Com a vida urbana e com a alimentação fora do lar representando cerca de 33% dos gastos com a alimentação, a expectativa é que o mercado continue crescendo. Em 2014, o crescimento atingiu um patamar entre 5 e 6%, apesar da crise econômica que já começava a se instaurar na época.

Por falar em crise, a estimativa é que o setor tenha movimentado cerca de R$ 300 bilhões até o final de 2015. Com uma possível recuperação da economia, a expectativa é que esse crescimento continue se mantendo ao longo dos próximos anos. Há a possibilidade que esse setor passe a representar 40% dos gastos do brasileiro com alimentação, injetando ainda mais dinheiro no mercado.

Conscientização da alimentação saudável

Com a maior preocupação das pessoas em ter um corpo saudável e bonito, a comida balanceada vem ganhando cada vez mais força. Esse tipo de cozinha não diz respeito apenas ao uso de alimentos orgânicos, mas também ao consumo cada vez maior de produtos naturais e com o mínimo possível de compostos industrializados.

Segundo a consultoria Euromonitor, a expectativa é de que ocorra um crescimento de 50% no setor até 2019. Isso significa que nos próximos anos o segmento poderá movimentar cerca de R$ 110 milhões ao total. Com isso, quando se pensa em foodservice é preciso considerar a necessidade de oferecer comida saudável como uma forma de se adaptar às novas necessidades do mercado.

Conveniência e opções

Outra tendência no mercado de foodservice, inclusive e principalmente no ambiente corporativo, é a necessidade de conveniência e variedade de opções. Isso significa que a ideia de restaurantes onde o funcionário gasta parte do seu tempo de almoço na fila para poder comer não é interessante. Eficiência é a palavra da vez.

Do mesmo modo, a variedade de opções é cada vez mais necessária para atrair e convencer as pessoas a consumirem uma refeição de verdade em vez de optarem pela opção mais fácil, como um lanche rápido e pouco nutritivo.

Segurança e confiabilidade em alta

A segurança da alimentação também surge como uma tendência no mercado de foodservice. Se antes os consumidores se preocupavam apenas com o sabor, atualmente eles se interessam por conhecer a procedência e por preferir lugares em que eles possam confiar.

Isso, inclusive, está fortemente ligado à busca por uma alimentação mais saudável. Ao conhecer a procedência dos alimentos e a forma de preparação, fica mais fácil garantir um cardápio equilibrado. Por isso, os serviços de foodservice, inclusive os corporativos, precisam investir em ganhar a confiança dos clientes.

É justamente por isso, inclusive, que a procura por chefes de cozinha com conhecimento gastronomia o que eleva também os salários desses profissionais.

As tendências no mercado de foodservice começam logo com o crescimento que o setor pode experimentar nos próximos anos, somado ao aumento da popularidade e procura pela alimentação saudável. Além disso, questões como conveniência, opções, segurança e confiabilidade também entram na conta, inclusive para restaurantes corporativos.

Você vislumbra outra tendência para os próximos anos? O que você acha das possibilidades para o segmento de foodservice? Comente e compartilhe suas opiniões!

Guia definitivo para alimentação

Tags: alimentação fora do lar foodservice mercado tendências