Em Casa

Como fazer uma hortinha de temperos

Aprenda a montar e cuidar de uma mini-horta para ter temperos frescos sempre que precisar!

Que tal levar um pouco mais de vida e sabor para a sua casa e a sua cozinha? Se você ama cozinhar e gosta de ter temperos sempre fresquinhos à disposição, uma mini-horta é a opção certa para você. Vamos ver o passo a passo?

1 – Escolhendo o lugar

Antes de tudo, você precisa saber o lugar onde vai plantar. Pode ser no chão do seu jardim, em algum vaso ou jardineira, de preferência em um local que receba de 6 a 8 horas de sol por dia.

2 – Escolhendo os temperos

Existem diversas opções e, como às vezes o espaço não é suficiente para plantarmos tudo o que queremos, é ideal escolher de 4 a 6 opções. Indicamos o alecrim, o hortelã, o manjericão, a salsinha, a cebolinha e o orégano.

3 – Preparando a terra

A dica é utilizar 70% de terra escura, 30% de esterco e 15 g de adubo a cada 7 kg da mistura de terra com esterco. Assim, você tem os nutrientes na medida certa para todas as ervas que deseja plantar.

4 – Cuidados com as plantas

A hortelã não gosta de ventos fortes diretos e prefere estações como a primavera e o outono. A salsinha e a cebolinha crescem durante o ano todo, e para colhê-las é necessário remover os ramos que for usar por inteiro. O alecrim não gosta de temperaturas baixas, preferindo a primavera e o verão, e você pode colher até 40% de cada haste. O manjericão, por sua vez, também não é amigo do frio, portanto prefira plantá-lo durante a primavera e o verão. Já o orégano sofre com pragas, então é importante deixá-lo em um lugar mais alto e usar algum inseticida natural para proteger as folhas.

5 – Fazendo o inseticida natural

Esta mistura apenas espanta as pragas, não as mata, e é bem simples de fazer. Pegue 3 ou 4 dentes de alho, 4 pimentas verdes, uma colher de chá de óleo vegetal, ¾ de colher de chá de detergente, 1 xícara de vinagre e 2 xícaras de água. Triture o alho e a pimenta e coloque-os em um borrifador. Em seguida, adicione o óleo, a água, o vinagre e o detergente. Deixe agir por 24 horas e depois borrife perto das plantas.

Gostou das nossas dicas? Aproveite sua hortinha!

Nosso Grupo traz uma estrutura de soluções para sua empresa. Entre em contato e teremos o prazer de entender suas necessidades e colocar em prática um serviço com carinho e dedicação. Ligue 0800 772 6020 ou (19) 3465.8080 (ramal 1) ou encaminhe e-mail para: comercial@grupovivosabor.com.br

[contact-form-7 id="44" title="Newsletter home"]
Fale Conosco