Restaurante corporativo - Como atrair os colaboradores?

Como elevar o clima organizacional da sua empresa? A resposta pode estar no seu restaurante.

16 de março de 2016 Gestão de pessoas

O restaurante corporativo é um dos maiores benefícios oferecidos pela empresa aos seus colaboradores, porém, é preciso contar com uma gestão inteligente e inovadora para ser realmente atrativo. Afinal, existe sempre a forte concorrência exercida pelos restaurantes externos, que costumam ser vistos como uma experiência diferente e capaz de aliviar as tensões e estresse do dia a dia.

Restaurante corporativo - Como atrair os colaboradores?

É importante lembrar também que ao evitar saída dos profissionais no horário das refeições, é possível eliminar os atrasos no retorno e os acidentes no deslocamento, além de propiciar uma alimentação mais equilibrada para todos. Esse conjunto de fatores auxilia a redução de despesas e o aumento de produtividade da equipe.

Confira agora algumas dicas de como atrair mais colaboradores para o restaurante corporativo:

Ofereça refeições saudáveis e saborosas em seu restaurante corporativo

As refeições devem ser saudáveis e saborosas para atrair os colaboradores e torná-los clientes fiéis do restaurante corporativo. Por isso, é fundamental que os pratos sejam preparados com todo cuidado, contando apenas com ingredientes de qualidade. Os profissionais precisam ser devidamente capacitados para lidar com os alimentos de forma adequada, respeitando as regulamentações da ANVISA.

A aparência é outro ponto importante, então, é essencial atentar-se para a decoração e a disposição do ambiente. Atenção também para as bancadas frias, buffet e réchauds. Assim, todos os pratos permanecerão na temperatura correta.

Invista na variedade

A variedade é o grande diferencial dos restaurantes externos, portanto, para assegurar uma competição mais justa, é preciso aprimorar o cardápio. Nesse caso, é possível incluir alternativas à refeição tradicional, disponibilizando opções como saladas e grelhados, sanduíches e panquecas — sempre considerando a questão nutricional, claro.

Dessa maneira, é mais fácil agradar diversos colaboradores e também equilibrar os custos.

Aposte na criatividade

A criatividade também deve estar presente na gestão do restaurante corporativo, por isso, as novidades são muito bem-vindas. Uma sugestão seria organizar eventos pontuais, oferecendo algo a mais, como chás, cafés e doces caseiros, por exemplo. Outra dica, é proporcionar pequenos shows com música ao vivo.

As datas especiais também devem ser aproveitadas. A páscoa, as festas juninas e o final de ano são momentos perfeitos para atrair mais colaboradores e cativá-los com pratos típicos e uma decoração mais divertida.

Algumas parcerias também podem ser bastante úteis, permitindo a venda — subsidiada ou não — de produtos de interesse dos colaboradores, como refrigerantes, sucos naturais, sorvetes e chocolates.

Crie um ambiente agradável e seguro

Criar um ambiente agradável é mandatório e, para tanto, é preciso observar itens importantes como iluminação, ventilação e climatização, além do layout completo. O espaçamento entre mesas e cadeiras deve estar de acordo com as normas de segurança, de modo a facilitar a circulação de todos. Ruídos externos também devem ser evitados, já que a refeição deve ser feita com calma e tranquilidade.

Cuide das estratégias de marketing

Para atrair mais colaboradores para o restaurante corporativo, é preciso cuidar das estratégias de marketing. Assim, é fundamental utilizar os canais de comunicação da empresa para divulgar o cardápio, os eventos e as novidades da semana.

Além disso, é interessante elaborar campanhas educativas sobre temas como as doenças provocadas pela obesidade, má alimentação e sedentarismo, em alinhamento ao programa de saúde da empresa.

Faça pesquisas de satisfação

As pesquisas de satisfação são sempre uma fonte de informação privilegiada. As respostas, reclamações, sugestões e elogios podem ser coletadas em urnas, com formulários em papel, ou por e-mail. Aspectos como preço, qualidade e variedade, precisam compor essa pesquisa. Com esses dados, é possível aperfeiçoar a gestão, identificar problemas e corrigir falhas.

Quais são as iniciativas da sua empresa para atrair mais colaboradores para o restaurante corporativo? Compartilhe conosco outras dicas e opiniões!

 

•	Restaurante Local - Por que os especialistas entendem ser a melhor solução?

Tags: clima organizacional restaurante corporativo restaurante empresarial