Prestador de serviços Grupo Vivo Sabor

Como garantir a satisfação dos colaboradores? Conheça um aspecto muito importante.

22 de fevereiro de 2016 Gestão de pessoas

A gestão de colaboradores começa na contratação de talentos que realmente estejam alinhados com a empresa, mas há ainda muitos outros caminhos que podem ser seguidos. O cuidado com a escolha do prestador de serviços na empresa é um exemplo que influencia a gestão de pessoas, porque é capaz de impactar diretamente em sua satisfação e melhorar a operacionalidade do negócio.

Como colaboradores satisfeitos são mais produtivos e oferecem menos rotatividade, leia nosso post e descubra a seguir a relação entre satisfação e prestação de serviços de qualidade!

O prestador de serviços e a preocupação com o bem-estar

Um prestador de serviços qualificado comumente aumenta a satisfação dos colaboradores ao demonstrar e praticar uma preocupação com o bem-estar. Para entender isso, considere um restaurante corporativo que realmente se preocupa com seus colaboradores, ao oferecer não apenas um serviço de qualidade com boa comida, mas também um atendimento gentil e prestativo.

Ao fazer isso, os colaboradores encaram o horário de almoço de uma maneira mais positiva e conseguem, inclusive, recuperar o ânimo que pode ter sido perdido na primeira parte do turno. Uma refeição agradável transforma positivamente o comportamento do pessoal.

Impactos na produtividade

Colaboradores mais satisfeitos tendem a ser colaboradores mais produtivos. Com a construção de um ambiente de trabalho altamente favorável e satisfatório, os colaboradores sentem mais prazer em desempenhar suas funções e procuram fazê-lo de maneira mais dedicada.

Dessa forma, escolher um prestador de serviço pouco qualificado também pode significar uma diminuição da produtividade do time de colaboradores, devido à menor satisfação.

Efeito cascata de satisfação

A contratação de um bom prestador de serviços também é capaz de criar um efeito cascata de satisfação. Explica-se: com o funcionário mais satisfeito com o ambiente de trabalho, sua atitude torna-se mais positiva. Isso gera um atendimento mais qualificado e, portanto, clientes igualmente mais satisfeitos.

Um exemplo prático é imaginar que um determinado colaborador possui uma reunião com clientes para a apresentação de um produto logo após o almoço. Se o restaurante corporativo fornecer um serviço de qualidade, o colaborador ficará mais satisfeito e pode relaxar O efeito é que o atendimento ao cliente será feito de maneira focada e com maior qualidade.

Melhoria na relação empresa x colaboradores

Com a contratação de prestadores de serviço de boa categoria, os colaboradores também conseguem perceber de maneira bastante clara que a empresa não está apenas preocupada em criar uma estrutura, mas também em garantir o bem-estar.

Passa-se a enxergar a empresa de um modo mais positivo, o que melhora o relacionamento interno e diminui a rotatividade, fazendo com que os talentos se mantenham por mais tempo na empresa.

Se houver prestadores de serviço de pouco gabarito, os colaboradores se sentirão pouco apreciados — e ainda terão que lidar com uma série de problemas relacionados à prestação de má categoria, possivelmente ficando estressados. Se o restaurante corporativo não contar com um bom prestador de serviços, por exemplo, o colaborador encarará o almoço como mais um horário de obrigação, diminuindo drasticamente sua satisfação.

Melhoria na relação empresa x colaboradores x fornecedores

Com um trabalho de desenvolvimento contínuo, os colaboradores se sentem mais capacitados e evoluem com o tempo de empresa. Isso pode ocorrer a partir, inclusive, das tecnologias e novos métodos que são inseridos a partir de novas parcerias de mercado com prestadores mais qualificados, de sorte a mudar para melhor as operações da própria empresa. Isso também pode ajudar no reforço psicológico do pessoal, o contentamento dentro de um plano de progressão e trazer maior sensação de pertencimento à empresa. Sem falar que aqueles que vestem a camisa da empresa lidam melhor no trato com os fornecedores.

A gestão de pessoas deve incluir uma abordagem em relação à escolha de um prestador de serviços, porque essa atitude de fato incrementa a satisfação dos colaboradores de maneira bastante destacável. O fato leva a mais produtividade, melhor relacionamento. E, por fim, a ter mais clientes satisfeitos – o objetivo de qualquer organização.

O que você pensa a respeito desse assunto? Já havia considerado a escolha de um prestador de serviços como fator para a qualidade de vida dos colaboradores? Comente e participe.

 

Como elevar o clima organizacional da sua empresa? A resposta pode estar no seu restaurante.

 

Tags: alimentação corporativa colaboradores prestador de serviços produtividade empresarial