capial interior profissionais

Da Capital para o Interior. Por que cada vez mais, profissionais são atraídos por procurar oportunidades fora dos grandes centros?

11 de maio de 2016 Gestão de pessoas

As grandes capitais do Brasil sempre foram os polos mais atrativos ao desenvolvimento. Nas capitais estão as melhores escolas, universidades e empresas para se trabalhar. Essa afirmação era absoluta até alguns anos atrás, mas atualmente o interior tem se desenvolvido e atraído cada vez mais as grandes empresas a se instalarem nessas regiões. Os incentivos fiscais e custo de operação são alguns dos principais motivos, porém, é preciso encontrar profissionais que atendam às exigências dessas empresas em diferentes níveis.

O conceito que de que as melhores oportunidades e salários estão na capital, vem mudando entre os profissionais do estado de São Paulo. Em alguns casos a remuneração no interior chega a ser até 50% maior que na capital, segundo especialistas.

Mas o que realmente esses profissionais procuram?

Dentro de condições tão favoráveis para a carreira e a estabilidade financeira oferecida pelas empresas do interior, os profissionais da capital buscam mais do que isso. O interior leva vantagem no quesito qualidade de vida, pois oferece opções de serviços, compras e lazer dos grandes centros. Além disso, a dificuldade de locomoção, que o trânsito das grandes capitais oferece, é praticamente incomparável ao interior, todo tempo perdido no trajeto casa-trabalho, pode ser melhor aproveitado.

No interior paulista, a região de Campinas, localizada há 92 km da capital, lidera o número de oportunidades. Com estradas em boas condições e o Aeroporto Internacional de Viracopos, que é o maior terminal de cargas do país, facilita o escoamento da produção, na contramão do caos no trânsito paulistano.

A segurança é outro ponto crucial para a mudança. Em matéria publicada na Folha de São Paulo, a Diretora Comercial & Marketing, Marcia Bevilacqua, dá um bom exemplo dessa mudança e das expectativas que tinha ao sair da capital para o interior.  Confira matéria aqui.

É importante que toda mudança seja planejada e desejada, ainda mais quando se envolve toda a família. Porém, o mais importante hoje, é que os profissionais não precisam mais “sacrificar” suas carreiras, em busca de melhor qualidade de vida e segurança. O grau de exigência na busca por profissionais aumentou no interior pela necessidade que as empresas têm de potencializar seu negócio, por isso, as oportunidades de mudança com o objetivo do crescimento profissional mantido, é hoje uma grande realidade.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/11/com-salario-ate-50-maior-interior-de-sp-conquista-profissionais-da-capital.html

Tags: capital carreira interior profissionais