A importância da boa alimentação na saúde ocupacional da sua empresa

Saúde Ocupacional e a importância da boa alimentação na sua empresa

5 de fevereiro de 2016 Novidades

A Saúde Ocupacional está focada na qualidade de vida do trabalhador, oferecendo aos funcionários bem-estar tanto físico, quanto emocional, em um ambiente de trabalho propício. Sendo assim, atua na prevenção de doenças e demais problemáticas que possam se originar no ambiente de trabalho.

Mas seria mesmo apenas aspectos relacionados ao ambiente de trabalho que as empresas deveriam se atentar?

A alimentação, por exemplo? Como você controla o que seus funcionários comem durante o trabalho? E fora dele? Impossível, não é? Mas, é possível contribuir com isso!

Desperte hábitos saudáveis em seus colaboradores, começando pela alimentação. 

Uma boa alimentação não é sinônimo de dieta, mas sim de se alimentar de forma completa e equilibrada! Isso não tem a ver com estética, e sim com SAÚDE.

Um estudo sobre o impacto da saúde na frequência e produtividade da força de trabalho em 12 países, concluiu que as doenças crônicas, como a obesidade vem causando ao longo dos anos um impacto negativo no PIB brasileiro. De acordo com a pesquisa, a estimativa é que em 2030 as perdas alcancem 8,7% do PIB.*

No entanto, comer é uma necessidade para o organismo, é essencial para o bom funcionamento e saúde do nosso corpo em qualquer idade. Comer também é um fato social que nos acompanha ao longo da vida e requer aprendizagem. Os hábitos alimentares se estabelecem e se desenvolvem ao longo da vida, sendo bastante comum observar mudanças muito importantes na nossa forma de comer conforme os anos vão passando.

Hábitos alimentares saudáveis representam um componente essencial da qualidade de vida.

Em contrapartida, hábitos alimentares pouco saudáveis, causam complicações físicas que se manifestam em sintomas como cansaço, falta de concentração, fraqueza, irritabilidade, tristeza, raiva, entre outros. Os principais problemas de saúde associados a uma nutrição inadequada são: obesidade, arteriosclerose, hipertensão, diabetes, osteoporose e alguns tipos de câncer, especialmente no sistema digestivo.

Com certeza, a alimentação pode influenciar na saúde ocupacional de seus colaboradores.

Você não pode estar 24 horas a cerca de cuidados com os colaboradores de sua empresa, mas é papel da organização conscientizar e contribuir com o maior número de recursos possíveis, para que ele seja um profissional eficaz, satisfeito, produtivo e saudável.

Oferecer alimentação no ambiente empresarial, é uma forma de disponibilizar um benefício que além de deixar seus colaboradores satisfeitos, também possibilita educa-los nutricionalmente, oferecendo refeições completas, balanceadas e saudáveis.  Diariamente seus colaboradores poderão desfrutar de um momento agradável na refeição que proporciona ainda o desenvolvimento do hábito de se alimentar de forma mais completa e equilibrada, o que sem dúvida influencia e muito na saúde e na produtividade de todos.

Referências

http://www.endocrino.org.br/doencas-cronicas-e-o-impacto-no-pib-brasileiro/

http://www.bancodesaude.com.br/user/1405/blog/importancia-alimentacao-na-nossa-saude

melhor-opcao-em-refeicoes-contato

Tags: boa alimentação Saúde Ocupacional