Como gerar oportunidades na crise?

11 de abril de 2016 Novidades

Diante de uma crise econômica, como a que o Brasil está enfrentando, é natural que as pessoas fiquem com mais receio de fazer grandes investimentos ou arriscar em algo que pode não dar certo.

Em um cenário desfavorável, empresas começam a cortar gastos, tomar atitudes mais conservadoras e com, isso, muitas pessoas perdem o emprego. Mas você sabia que as coisas não precisam ser assim no seu negócio? Na crise, também nascem grandes oportunidades de crescer no seu segmento, e é preciso estar preparado para elas.

crise econômica

Quer saber como? Então confira o post que preparamos e siga alguns passos para alcançar grandes resultados!

Se prepare para a crise

Não basta apenas estudar e ser bom no que faz. É fundamental conhecer o ambiente em que sua empresa está inserida e prever crises, pontos fracos e o que pode acontecer de ruim com o seu negócio. E após realizar esse levantamento, se prepare. Em vez de ser pego de surpresa, tenha um plano de ação para enfrentar a crise quando ela chegar e saia na frente dos concorrentes.

Mantenha o foco

Lembre-se do motivo pelo qual você investiu no seu empreendimento e mantenha o foco nos seus objetivos, no lugar aonde você quer chegar. Assim será mais fácil enfrentar as dificuldades com persistência, sem se deixar abater.

Tenha atitude

Trabalhe, planeje, se motive todos os dias. Diante da crise, é muito comum que as pessoas e empresas se retraiam, fiquem sem reação. Mas isso não vai ajudar. Se as coisas não estão indo bem, é essencial ter atitude. Só ela será capaz de provocar mudanças e trazer novos resultados.

Seja otimista

As pessoas estão cansadas de coisas ruins acontecendo. Se você tem uma atitude pessimista nesse momento, seus funcionários consequentemente serão afetados. E, consequentemente, seus serviços e seus clientes também serão atingidos. Por isso, mantenha o pensamento positivo e o bom humor. Eles serão seus aliados na crise.

Se abra para mudanças

Neste momento de crise, é muito importante se abrir para novas ideias. Pesquisar novas possibilidades, ampliar o leque de produtos ou serviços, se atentar para aquilo que o seu cliente quer. Há um ditado que diz que “em time que está ganhando não se mexe”, mas diante da crise, é fundamental realizar mudanças, não é mesmo?

Seja flexível

Resiliência, a capacidade de mudar de forma e voltar ao estado original, é uma palavra muito importante diante de uma crise. Sofrer pressões, ter que reduzir os custos, buscar novos clientes, fazer mais com menos e, ainda assim, conseguir manter sua forma original, sua qualidade e otimismo, é algo essencial para quem quer alcançar uma carreira de sucesso.

Agora que você já sabe como gerar oportunidades diante de uma crise econômica, que tal conhecer um caso de sucesso? Clique aqui e confira a história de uma empresa de mais de 75 anos que conseguiu enfrentar os problemas com inovação!

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