fidelização de clientes

Fidelização de Clientes. Quais as vantagens de ser um cliente fiel?

11 de março de 2016 O grupo

Fidelização de clientes é o ato de torna-los pessoas fiéis ao seu produto, marca ou serviço.

Normalmente confundida com a satisfação do cliente, a fidelização de clientes é um relacionamento de longo prazo, enquanto a satisfação pode ser conseguida em uma única transação, não impedindo que o cliente busque um concorrente.

Já não basta simplesmente satisfazer nossos clientes, é preciso encantá-los. ” já dizia Philip Kotler há alguns anos atrás. Porém, não pretendemos aqui, lhe ensinar como fidelizar seus clientes, mas sim, mostrar a importância de ser um cliente fidelizado, ou seja, o que você “ganha” por ser um cliente fiel.

Empresas comprometidas em fidelizar seus clientes, adotam estratégias que acabam por beneficiar seus atuais clientes, trazendo mais atenção, qualidade e comprometimento. A contratação de um prestador de serviços é sempre algo delicado pois pode afetar o clima organizacional da sua empresa de forma positiva ou negativa. A escuta ativa, o entendimento de expectativas e a entrega daquele “algo mais” faz deste prestador de serviços um grande aliado da sua empresa.

Hierarquia de valor na fidelização de clientes.

Podemos melhor exemplificar o “algo mais” através da hierarquia de valor, que progride do básico ao inesperado. Não há como passar para um nível sem ter realizado o anterior, ou seja, você necessita sempre do anterior realizado para adquirir o próximo.

Fidelização de Clientes

Se o básico for feito, o cliente irá achar comum. Se o básico e o esperado forem feitos, irá achar apenas satisfatório, nada de especial. Se forem bem feitos o básico, o esperado e o desejado, ele poderá favorecer seu prestador, se tudo isso for feito melhor que os concorrentes.

Mas para fidelizar de verdade, é preciso entregar o inesperado. Surpreender, superando as expectativas, garantindo a fidelização, fazendo desse um multiplicador.

Em suma, a fidelização de clientes é uma via de mão dupla, por isso, não é somente importante para quem quer fidelizar, mas também para quem se torna fiel.


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Tags: fidelização de clientes marketing de relacionamento relacionamento com cliente