qualidade na alimentação escolha alimentos

Qualidade na Alimentação: começa na seleção dos alimentos.

16 de março de 2016 Alimentação O grupo

Você já parou para pensar na forma como escolhe os alimentos que compra? E que isso está diretamente ligado a qualidade na alimentação? De certa forma temos o discernimento necessário para distinguir alimentos bons de estragados, odores bons de odores ruins. Porém, existem alguns detalhes que são importantes na hora da escolha, simplesmente porque influenciam na qualidade do que compramos e consequentemente, do que comemos.

Veremos que a qualidade na alimentação, não está definida apenas na escolha de alimentos saudáveis, saber seleciona-los, higieniza-los, manuseá-los e armazena-los também contribui expressivamente para a qualidade do que comemos e consequentemente de nossa segurança alimentar.

Vamos agora descobrir alguns aspectos de extrema importância que devem ser observados na hora da escolha dos alimentos no mercado, que influenciam na qualidade da alimentação e da nossa segurança alimentar.

Escolha bem os alimentos e garanta a qualidade na alimentação.

Data de Fabricação e Prazo de Validade: é a primeira coisa que olhamos, ou que pelo menos, deveríamos olhar sempre, antes de começar uma avaliação mais detalhada. Procure produtos com datas de fabricações mais atuais, consequentemente o prazo de validade será maior em relação a data de sua compra.

Condições de Embalagem: todas as embalagens, devem estar limpas, íntegras e sem sinais de estufamento ou ferrugem, o que pode ser sinal de presença e atuação de bactérias, além de não estar amassada ou rasgada.

Características do alimento: quando possível observar o conteúdo interno, não leve alimentos com cor, odor ou textura duvidosas. Caso alguns desses aspectos seja constatado em casa ao abrir o produto, leve-o de volta ao mercado e notifique o vendedor.

Local de Armazenamento: observe sempre se está em boas condições, se as prateleiras estão limpas e os refrigeradores e freezers estão ligados. Para o armazenamento em casa, leia sempre as instruções do rótulo e procure respeitar as formas de indicação de armazenamento do fabricante, isso deve contribuir com a melhor conservação do produto.

Legumes e Frutas: devem sempre estar com a textura firme, resistente ao toque, sem machucados ou furos na casca.

Verduras: estar com cor viva e sem furos ou machucados, evite aquelas com as folhas amareladas ou amolecidas.

Carnes: carnes bovinas devem estar com a cor vermelho vivo e a gordura bem clara, quanto mais amarelada a gordura, mais velho era o animal. Se a carne estiver escura, não compre.

Muitas vezes os aspectos já presentes no alimento que compramos, trazem perigos para dentro da nossa casa e para a nossa saúde, por isso é muito importante escolher bem o que levamos para dentro de casa. Nos próximos conteúdos aprenderemos mais sobre outros aspectos relacionados aos alimentos.

Fonte:

http://www.bolsademulher.com/familia/como-escolher-carne-frutas-verduras-e-legumes-supermercado-ou-feira

http://alimentese.net/como-escolher-os-alimentos-passo-6/

 

Refeições para Empresas Contato

Tags: alimentação QUALIDADE